Mensagens Privadas Não São Inclusivas

Stephen Lindberg
Traduzido por Matheus Sales
Este artigo também está disponível em: English and العربية

Dominar o uso de canais de comunicação é parte de manter sua equipe informada e eficiente. Também é crucial para criar um ambiente inclusivo. Isso é verdade para todas as equipes, mas as equipes remotas sentirão os efeitos ainda mais, já que a maioria de sua comunicação acontece online.

Na thoughtbot, evitamos mensagens privadas sempre que possível. Confira este gráfico dos nossos canais no Slack que mostra onde a maior parte de nossas conversas acontecem:

Gráfico mostrando muitas mensagens públicas sendo lidas e poucas mensagens privadas

Mensagens privadas isolam informações, o que significa que as pessoas têm que repetir o que foi dito ou outras pessoas perdem a conversa. Quando você não permite que outros tenham a chance de participar, todos perdem a oportunidade de aprender uns com os outros. Nosso guia Working Together tem um ponto que resume bem esse problema:

Todos podem participar: Supor que alguém não quer participar pode ser excludente. Dê às pessoas a oportunidade de recusar um convite.

Dar a todos uma chance igual de participar é a essência da inclusão. Dessa forma, cabe a cada um decidir em quais conversas deve participar.

Que barulheira é essa?

Manter todas as conversas públicas significa que haverá ruído. Mensagens privadas não são a solução. Aqui estão algumas maneiras de gerenciar um bate-papo público mais ativo:

Não tenha todas as conversas no canal #geral. Crie canais focados em tópicos.

É necessário um pequeno esforço consciente para determinar qual canal é mais apropriado para uma determinada conversa e às vezes os tópicos se sobrepõem, mas não se preocupe demais com isso. Contanto que esteja funcionando para o time, é um boa jogada.

Não se sinta obrigado a ler todo o histórico do canal. Se você precisa da opinião de alguém, use seu @nome.

Isso será difícil para quem busca um #inboxzero, mas com alguns ajustes, não causa tanta ansiedade. A maior resistência a este conselho é o medo de perder informações causado pelas notificações. Para mitigar isso, tente mover discussões importantes para uma plataforma assíncrona. Fazemos anúncios usando o Constable, e conversas importantes acontecem em Issues e Pull Requests no GitHub, o que dá a todos tempo para emitir opiniões.

Envie mensagens privadas apenas quando necessário

Claro, algumas mensagens privadas são necessárias. Quando tenho dificuldade em decidir se uma mensagem deve ser privada, me pergunto: se estivéssemos em um escritório físico, essa conversa exigiria uma sala privada?

Quando você envia mensagens diretas para alguém, elas são privadas entre você e o destinatário. É como uma discussão privada que duas pessoas podem ter em uma sala pequena. Slack

Então, tendo tudo isso em mente, comece a falar com todo mundo!