Como decidir se Jamstack é a escolha certa para o seu MVP

Kelly Gebo and Jimmy Thigpen
Traduzido por Kelly Gebo and Jimmy Thigpen
Este artigo também está disponível em: español and English

Escolher o conjunto de tecnologias perfeitas para o seu MVP depende de algumas variáveis. Você deve considerar seus recursos, as necessidades de seus usuários, bem como as de sua empresa. Ajudamos nossos clientes a tomar uma decisão informada com base nessas considerações e no objetivo da primeira versão do seu app. Para construir um MVP, as expectativas de cronograma e orçamento também entram em jogo.

Para start-ups em estágio inicial, a arquitetura Jamstack é uma ótima ferramenta para colocar MVPs no mercado rapidamente. Mas, como qualquer ferramenta, você precisa escolher a certa para o trabalho. Reunimos algumas considerações que esperamos ajudar na sua consideração sobre Jamstack.

O que é Jamstack?

Jamstack não é uma tecnologia específica, mas sim uma abordagem arquitetônica totalmente nova para estruturar aplicativos web. A palavra Jamstack deriva de Javascript (para código de front-end), APIs (para serviços de back-end) e Markup (para conteúdo), mas muitos sites Jamstack também usam TypeScript, Python ou Ruby. O Jamstack pode tornar os aplicativos da Web mais rápidos, mais seguros e mais fáceis de dimensionar. Essa velocidade vem do fato de que todo o frontend é pré-renderizado e armazenado em uma Content Delivery Network (CDN) altamente distribuída. Assim, quando um usuário solicita o site, as páginas estáticas prontas para uso são atendidas a partir do ponto de rede mais próximo do cliente. O resultado: carregamento super rápido.

Com um site Jamstack, não há servidor de back-end tradicional. Em vez disso, coisas como pagamentos, autenticação, gerenciamento de conteúdo, pesquisa e serviços de dados são terceirizados para serviços de API especializados como Netlify, Auth0, AWS Lambda, Stripe e Contentful.

Além disso, o Jamstack aproveita ferramentas (como o Git) com as quais os desenvolvedores já adoram trabalhar. Ao contrário de outras estruturas da Web, o código e o conteúdo de um aplicativo Jamstack são fortemente acoplados em um serviço de repositório em nuvem, como o GitHub. Quaisquer alterações no código ou no conteúdo acionam automaticamente uma nova compilação do site. Isso elimina a necessidade de testar alterações em ambientes de teste complexos. Assim, com mudanças rápidas, simples e seguras, a maioria dos sites “estáticos” Jamstack são, ironicamente, atualizados centenas de vezes diariamente, com a mesma frequência que uma estrutura tradicional mais complexa. Para nossos leitores não técnicos, isso significa que seu desenvolvimento MVP pode ser feito rapidamente e ser mais envolvente graças ao ciclo de feedback mais rápido fornecido pelo Jamstack.

Um MVP em Jamstack é adequado para nós?

Por causa disso, os MVPs com Jamstack tendem a se concentrar mais no desenvolvimento de um front-end para consumir esses serviços de back-end, economizando tempo e dinheiro do cliente. O Jamstack se integra muito bem a uma ampla biblioteca de ferramentas, portanto, dependendo do que você está tentando fazer, conectar em terceiros pode economizar tempo na construção alternativa de coisas do zero. À medida que os serviços de APIs crescem, torna-se possível fazer mais e mais com o Jamstack: de blogs pessoais a aplicativos de tamanho empresarial que atendem a milhões de usuários.

Se o Jamstack é tão bom, por que eu não o escolheria?

Jamstack nem sempre é um passeio no parque. Se não houver uma API que atenda às suas necessidades, se você precisar criar alguns microsserviços de back-end personalizados ou se tiver um software legado que precise integrar, o Jamstack pode acabar não economizando seu tempo. No cenário em que nossos clientes têm uma plataforma como serviço (PaaS) ou back-end com o qual precisam se integrar, o Jamstack pode não economizar tempo se uma customização for necessária para fazê-lo funcionar.

Uma grande parte da estratégia de produto em estágio inicial é investigar exatamente o que seu produto precisa, na primeira versão mais simples, e selecionar as melhores ferramentas para conseguir isso. Se você precisar combinar mais de uma fonte de dados ou API, precisará de tempo para descobrir como integrar todas as partes móveis. Como fundador, é bom ter uma noção de alto nível de como o desenvolvimento customizado ou várias APIs podem afetar seu cronograma, para que você possa planejar adequadamente - nem sempre é um atalho. O tempo investido desde o início na avaliação da viabilidade técnica e do Nível de Esforço é tempo e dinheiro economizados posteriormente.

Dicas de exploração técnica:

Nossos desenvolvedores criam novos produtos o tempo todo, e explorar soluções de terceiros e a viabilidade técnica é uma grande parte do planejamento da arquitetura certa. Aqui estão suas sugestões para fazê-lo com eficiência.

  • Comece sem nós - Mesmo que você não seja técnico, você pode fazer algumas pesquisas básicas sobre terceiros com base nos recursos que você tem em mente, no setor e nos requisitos de negócios. Ter algumas ideias iniciais prontas para nós economiza pelo menos uma semana de tempo. Pesquise on-line, converse com especialistas do setor, faça perguntas - há muito que você pode encontrar.

  • Não pule as chamadas de vendas - você não apenas aprenderá muito mais sobre seus serviços, mas também terá uma noção de como será trabalhar com eles, a estrutura de sua organização e o suporte técnico que eles fornecem. Nesta chamada, você pode perguntar sobre o suporte básico de recursos e sobre documentação/acesso ao sandbox.

  • Inicie testes gratuitos e experimente - Assim que tivermos uma lista de APIs em potencial a serem consideradas, procuramos obter acesso para que possamos começar a testar as APIs. Quanto mais completo o teste, mais confiantes nos requisitos de recursos específicos que tornam nosso produto impactante. Este não deve ser um teste genérico - realmente entre lá e tente ter uma noção de como ele funciona e o que uma integração implicaria.

  • Documentação, e sua qualidade é reveladora - A documentação da API de qualidade seria bem organizada, teria links para facilitar a navegação e teria exemplos que podem ser referenciados. A documentação do Stripe é o padrão ouro. Se a documentação parecer desatualizada ou faltar detalhes, isso deve ser sinalizado ao pensar no cronograma para integração. Você deve reservar algum tempo para conversar com a equipe e perguntar sobre um ponto de contato disponível.

Resumindo

Em nossos projetos recentes, vimos o Jamstack levado ao limite e definitivamente há um limite quando se trata de economia de tempo em integrações. A boa notícia é - Estamos aqui para ajudar. Os estrategistas de produtos em estágio inicial do time Ignite da thoughtbot são especialistas em validação rápida de produtos e na seleção da ferramenta perfeita para o seu MVP, seja Jamstack ou uma solução personalizada. Entre em contato hoje para saber como nossa equipe pode colocar sua ideia no mercado o mais rápido possível sem comprometer a qualidade.