Como introduzir um Tempo de Investimento na sua empresa

Chad Pytel
Traduzido por Neil Carvalho
Este artigo também está disponível em: English

Um cliente nosso estava planejando introduzir um dia na semana voltado para melhorias na empresa, e como temos um cronograma semelhante, pediu meu conselho, especialmente do ponto de vista de gestão. Além de aconselhá-los, pensei em aprimorar minha resposta e também compartilhá-la aqui para todos. Espero que ajude!

O que é Tempo de Investimento?

Como você já deve saber, reservamos na thoughtbot pelo menos 20 dias por ano para o que chamamos de Tempo de Investimento. Este é o tempo para melhorar a nós mesmos, nossa empresa e nossa comunidade. Para a maioria das pessoas, isso resulta em trabalhar em projetos de clientes de segunda a quinta-feira e tirar sexta-feira como um Dia de Investimento. Algumas atividades, como entrevistas e participação em nosso Conselho de Diversidade, Equidade e Inclusão não são consideradas tempo de investimento, mas ocorrem às sextas-feiras. Também temos feriados, férias, etc., então isso corresponde a pelo menos 20 dias reservados especificamente para melhorias a cada ano.

Entendendo o propósito

Para as pessoas que não estão habituadas a essa ideia, elas podem vê-la como 4 dias de trabalho e um dia “não trabalhando”. Meu melhor conselho é corrigir essa noção e criar uma cultura que entenda que esse dia não é um dia de não trabalhar, mas sim um dia de trabalhar igualmente duro em algo diferente. E ser o mais claro possível sobre o que é esse algo diferente e qual o motivo de fazê-lo.

Para nós, essa rotina e o objetivo desse dia vem de nosso valor de Melhoria Contínua. Ter tempo reservado toda semana para refletir sobre como estamos trabalhando e o tempo para fazer mudanças incrementais reais ao nosso trabalho torna os outros dias de trabalho ainda melhores e mais produtivos.

Por vezes, isso se manifesta na criação de código aberto que podemos usar para nos tornarmos melhores e mais rápidos em nosso trabalho de produto, e às vezes se manifesta em aprender algo novo que podemos usar. Também pode ser pessoas melhorando algo sobre a própria empresa que elas veem que poderia ser melhor.

Com o tempo, também começamos a fazer melhorias externas. Portanto, melhorar nossas comunidades, como por meio de voluntariado, mesmo em maneiras que não estejam relacionadas à tecnologia, agora são consideradas formas adequadas de usar esse tempo.

Além disso, há um motivo pelo qual o chamamos de Tempo de Investimento. Escolhemos a palavra “investimento” porque queríamos construir essa compreensão cultural de que escolhemos coletivamente algo importante para gastamos tempo e dinheiro da empresa. Quando as pessoas e empresas escolhem investir em algo, elas o fazem com a expectativa de eventualmente obter um retorno sobre esse investimento. Isso não significa que todo investimento traga resultados e tenha um retorno, então é OK correr riscos com as escolhas individuais de como gastar esse tempo, mas deve ser feito com seriedade e intencionalidade. Ao decidir gastar seu tempo de investimento em algo, você deve acreditar que é um bom investimento com um bom potencial de retorno. Como resultado, como as pessoas gastam esse tempo é avaliado como parte de seu desempenho geral.

Introduzindo Tempo de Investimento na sua empresa

Para outras empresas além da thoughtbot, está tudo bem se a Melhoria Contínua for o valor fundamental e a razão para ter essa rotina. Acredito que a Melhoria Contínua, em geral, é uma excelente maneira para as organizações trabalharem e recomendo isso.

No entanto, também é possível que, uma vez que você esclareça o propósito da sua empresa para esse tempo, descubra que há alguma motivação fundamental diferente na sua organização para essa rotina e a existência desse dia. Portanto, na sua empresa, é possível que o tempo seja usado para outra coisa, seja tratado de maneira diferente e até mesmo seja chamado por outro nome.

Eu diria até que se houver alguma motivação diferente para esse tempo em sua cultura, então tentar imitar exatamente o que fizemos provavelmente não resultaria em sucesso. Então, encorajo você e sua empresa a fazer alguma auto-exploração e certificar-se de entender os valores fundamentais por trás dessa ideia para torná-la tão bem-sucedida quanto você deseja.